ADENEAgência para a Energia

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A Agência

A ADENE - Agência para a Energia é a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade

A atividade

A ADENE desenvolve a sua atividade junto dos diferentes setores económicos e dos consumidores, desenvolvendo, ainda, ações inerentes à sensibilização e informação do público em geral e das empresas para as questões da energia, do uso eficiente da água e para a dimensão ambiental a elas associada. A ADENE é responsável pela gestão e operação do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) e do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE), entre outros. Presta também apoio na identificação e viabilização de medidas e projetos de eficiência energética, nomeadamente no âmbito do Programa Eco.AP (Programa de Promoção de Eficiência Energética na Administração Pública).

Incentivo à investigação

A ADENE incentiva a investigação, o desenvolvimento, a inovação colaborativa e a transferência de tecnologia nas áreas da eficiência energética e da eficiência hídrica, promovendo a formação de parcerias com instituições de I&DT do sistema científico nacional, empresas, agências locais e regionais de energia e congéneres internacionais, no âmbito dos programas nacionais e internacionais de incentivo à I&DT em colaboração. Recentemente, obteve o reconhecimento como entidade do sistema científico nacional.

Formação e capacitação

A ADENE integra a Academia ADENE, que fomenta a transferência de conhecimento nas áreas da eficiência energética e da eficiência hídrica, promovendo, há mais de 10 anos, a especialização e o reforço das competências técnicas na área da energia e sustentabilidade.

Aqua eXperience
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A experiência da eficiência
energética ao serviço da
eficiência hídrica

A ADENE conta desde 2015, com uma nova área de atuação: o uso eficiente da água

Com um percurso e know-how de 33 anos na área da eficiência energética, a ADENE pretende agora contribuir com a sua experiência para alavancar a mudança de comportamentos e a adoção de soluções inovadoras para a eficiência hídrica nos diversos setores, incluindo no setor urbano e nos edifícios.
Para tal, a ADENE colabora com os organismos da administração pública na concretização de políticas e medidas, promovendo novos projetos para o uso eficiente da água e também na interface entre eficiência hídrica e eficiência energética.

Valorizar,
inovar,
poupar

Sensibilizar e capacitar todos os utilizadores para o uso eficiente da água

Nesta área, a ADENE pretende que todos reconheçam a importância da água como recurso escasso, mas também renovável, com valor acrescentado para as pessoas e as atividades económicas e para que contribuam para a sua preservação, através da adoção ativa de medidas de eficiência hídrica e de reutilização da água em todos os setores. Nas áreas da eficiência hídrica e do nexus água-energia, a ADENE tem em preparação vários projetos a nível nacional, a par da colaboração com diversas entidades da administração pública, sistema científico e associações setoriais, no âmbito de projetos nacionais e europeus. A nível europeu, coordena a parceria estratégica “WATTer Skills – Water Efficiency and Water-Energy Nexus in Building Construction and Retrofit” 2017-2020, no contexto do Programa ERASMUS+.

A ADENE tem vindo a desenvolver novas iniciativas que visam beneficiar todos os consumidores de energia, como:

  • A plataforma Poupa Energia – OLMC (Operador Logístico de Mudança de Comercializador de Energia), que permite aos consumidores aceder de forma fácil, transparente e personalizada à informação sobre a oferta disponível nos mercados liberalizados de eletricidade e de gás natural com vista a poderem fazer a sua escolha de forma simples e informada, assegurando os processos de transição entre comercializadores: poupaenergia.pt
  • O Centro de Informação para a Energia que visa dar a conhecer a todos os cidadãos consumidores de energia, uma visão integrada do setor energético desde a produção, passando pelo transporte, armazenamento e consumo, contribuindo para uma melhor literacia energética da sociedade civil.
  • O Observatório da Energia que visa recolher, tratar e disponibilizar informação, nomeadamente indicadores e dados estatísticos, que possibilite a avaliação das políticas públicas do setor da energia. O Observatório divulgará regularmente informação com o objetivo de promover uma discussão informada e alargada na sociedade.

Na área da educação Ambiental, a ADENE tem uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos nacionais e europeus. É promotora de medidas na área dos comportamentos, nomeadamente no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência Energética no Consumo (PPEC), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), como a medida “(- é +) A Tua Equação da Energia” e o projeto ”Energy Game”, bem como no âmbito do POSEUR, onde tem em curso duas campanhas de sensibilização e promoção da eficiência energética vocacionadas para a mudança de comportamentos na área da eficiência energética.

EPALEmpresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.

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A EPAL

A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. é uma empresa do setor empresarial do Estado, detida a 100% pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A.. É a maior empresa nacional no setor do abastecimento de água e a maior empresa do Grupo Águas de Portugal. Sucessora da antiga CAL – Companhia das Águas de Lisboa, tem um percurso e know-how de 150 anos no abastecimento de água de qualidade às populações.
A sua missão é conceber, construir, explorar e gerir os sistemas de abastecimento de água e de saneamento sob sua responsabilidade, envolvendo todas as atividades e negócios relacionados, e assegurar a gestão delegada do sistema multimunicipal de Lisboa e Vale do Tejo.
Atualmente, a área servida pela EPAL e pela Águas de Vale do Tejo abrange 88 municípios, que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,8 milhões de habitantes.

Gestão delegada da AdVT

Em julho de 2015, a EPAL ficou responsável pela gestão delegada do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, pelo Decreto-Lei nº. 94/2015, de 29 de maio.
Em 2017, o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, ao abrigo do Decreto-Lei nº. 34/2017, de 24 de março, passou a adotar a denominação de Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Vale do Tejo, mantendo-se a concessão da exploração atribuída à Águas do Vale do Tejo e à EPAL, a sua gestão delegada.

Experiência em eficiência hídrica

Com uma vasta experiência de sucesso na área de eficiência hídrica, nos últimos anos a EPAL tem liderado a inovação no Setor com a apresentação de soluções pioneiras que têm contribuído para melhorar a performance a diversos níveis.
Uma dessas soluções é o WONE® – Water Optimization for Network Efficiency de controlo de perdas na rede. A implementação deste sistema permite a monitorização 24 horas por dia da rede, a deteção da mais pequena perda não visível e a prioritização das intervenções, traduzindo um combate às perdas na rede de distribuição, situando-se hoje em 7,9%, elevando Lisboa ao top das cidades mais eficientes do mundo. O WONE® tem sido amplamente distinguido com diversos prémios, desde o International Innovation Award WEX (Water and Energy Exchange), o Green Project Award, o ENEG 2013 Best Action in Water Losse Reduction, o IWA Project Innovation Award (PIA) e mais recentemente o Troféu Ambiente 2016, da Ordem dos Engenheiros.
A EPAL também disponibiliza aos seus Clientes o serviço waterbeep®. Trata-se de um serviço de controlo de consumos de água, para os Clientes domésticos e comerciais, ajudando-os a serem mais eficientes, que já arrecadou uma Menção Honrosa do Prémio Inovação NOS 2015, tendo também recebido uma distinção, em 2014, nos Green Project Awards, na categoria Produto/Serviço. Este serviço, bem como o WONE®, integraram o Smart Cities Portugal Roadmap, no Smart City Event dinamizado pela INTELI-Inteligência em Inovação, que teve por objetivo apresentar serviços, produtos e soluções smart de empresas e centros de investigação a nível internacional.

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Formação e capacitação

A Academia das Águas Livres inaugurada em outubro de 2013, foi criada pela EPAL na sequência da tomada de consciência de uma lacuna em Portugal, ao nível da oferta formativa para quadros técnicos e operacionais do Setor da Água e Ambiente.

A Academia tem como missão, desenvolver e valorizar as competências de gestão, técnicas e comportamentais específicas dos quadros e técnicos que trabalhem ou venham a trabalhar em entidades do Setor da Água e Ambiente. Conta com uma bolsa de formadores altamente especializados nas matérias abordadas nos cursos, assegurando a resposta e acompanhando de forma inovadora as constantes evoluções e necessidades do mercado onde opera.

No âmbito da certificação da EPAL como entidade formadora, pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), a Academia procura responder às necessidades do Setor, que se encontra em permanente evolução e crescimento, exigindo cada vez mais qualificações teóricas associadas a competências adquiridas no meio empresarial.

A EPAL tem provas dadas em projetos publicamente anunciados

  • Na componente da procura da eficiência energética, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Guia – 0% de energia externa, a primeira em Portugal a atingir autossuficiência em energia, sendo uma das poucas no mundo com este nível de sustentabilidade ambiental. Também na ETA da Asseiceira está a ser implementado o projeto “0% Energia”, fazendo dela a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) autossustentável. O projeto prevê 10 medidas de poupança e a produção de energia hídrica através do aproveitamento de calor, e deverá estar em pleno funcionamento dentro de dois anos. Este exemplo está a ser analisado como passível de replicação em instalações similares, por todo o País.
  • Na componente de educação ambiental, a sensibilização para o uso responsável e eficiente dos recursos, designadamente a água, tem sido lema da EPAL que através de ações e iniciativas junto dos públicos mais jovens, em particular, e da população em geral, tem vindo a transmitir valores associados às boas práticas que potenciam a sustentabilidade ambiental e económica com reflexos positivos e evidentes na qualidade de vida dos cidadãos. Resultado destas práticas, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na 3ª edição (2017) e na categoria de comunicação, distinguiu a EPAL e a Campanha “Juntos Somos + Energia”, com o Prémio Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social. Recentemente, a EPAL estabeleceu protocolos com 13 instituições de ensino profissional, sempre com o objetivo de ser um meio privilegiado para o desenvolvimento da cooperação entre o meio académico e o meio empresarial, de forma a promover, incentivar e desenvolver ações de cooperação futuras que visem a promoção de Formação em Contexto de Trabalho, bem como o intercâmbio de recursos entre as entidades e a troca de experiências entre todos os intervenientes.